metropoles.com

Rússia diz que decisão da Anvisa de barrar Sputnik V é “política”

Na segunda-feira (26/4) agência negou pedido de importação, distribuição e aplicação do imunizante russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Davi Rosa
IFA da Sputnik V produzido no Brasil
1 de 1 IFA da Sputnik V produzido no Brasil - Foto: Divulgação/Davi Rosa

Os fabricantes da vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia para combater a Covid-19, criticaram a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar o pedido de importação do imunizante para o Brasil e atribuíram o fato a uma “decisão política”.

“Os atrasos da Anvisa na aprovação da Sputnik V são, infelizmente, de natureza política e não têm nada a ver com acesso à informação ou ciência”, rebateram os produtores da vacina pelo Twitter. O posicionamento é do Instituto Gamaleya e do Fundo Russo de Investimento Direto.

Eles lembraram que, em março, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos admitiu ter pressionado o governo brasileiro para rejeitar a compra da vacina russa. A informação foi confirmada no relatório anual do governo norte-americano.

No momento em que a reunião acontecia, os desenvolvedores da vacina informaram ter compartilhado com a Anvisa mais documentos do que os solicitados pelas autoridades de 61 países onde a vacina tem o uso emergencial autorizado. Além da Rússia, Argentina, México, Paraguai e Hungria já aprovaram a Sputnik V.

“A Sputnik V compartilhou com a Anvisa todas as informações e documentações necessárias, muito mais do que o utilizado para homologar a Sputnik V em 61 países. Esperamos que a ciência, e não a pressão de outro país, seja usada para a tomada de decisão.”

Em entrevista coletiva na manhã desta terça (27/4), Kirill Dmitriev, diretor do Fundo Russo de Investimento Direto, disse que a Anvisa é “antiprofissional e mentirosa”, lembrando que o imunizante já foi aceito em 62 países. “É muita injustiça e falta de profissionalismo da Anvisa lançar luz de incertezas contra o trabalho de 62 outras agências reguladoras que aprovaram a nossa vacina”, afirma.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?