metropoles.com

Estudo sugere que bactérias estão relacionadas ao surgimento de rugas

Pesquisadores descobriram que colônia de bactérias na pele do rosto pode influenciar a perda de água, causando as temidas rugas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Image Source/Getty Images
Foto colorida em close do rosto de uma mulher idosa com rugas, o cabelo loiro e o olho verde - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida em close do rosto de uma mulher idosa com rugas, o cabelo loiro e o olho verde - Metrópoles - Foto: Image Source/Getty Images

Forçar expressões ou se expor demais aos raios ultravioleta sem o uso de filtro solar são fatores que contribuem para a aparição e desenvolvimento das rugas. No entanto, pesquisadores americanos e franceses observaram que quanto maior a diversidade de bactérias na pele, mais evidentes são os famosos pés de galinha.

Os pesquisadores revisaram vários estudos que envolveram, no total, 650 mulheres entre 18 e 70 anos. Foram analisados e identificados os micróbios presentes na pele com base no material genético das participantes, e se elas tinham rugas por causa do tempo ou pela quantidade de bactérias. A análise foi publicada nessa quarta-feira (10/1) na revista científica Frontiers in Aging.

As pesquisas coletaram amostras de vários tipos de bactérias no rosto dos participantes, e cada estudo se concentrou em uma área específica de interesse, como pés de galinha, rugas ou perda de umidade.

Além de identificar o efeito das espécies bacterianas na pele, os pesquisadores observaram que um microbioma mais diversificado impedia a perda de água sob a pele, o que proporciona firmeza e impede a flacidez.

“Esta pesquisa é inovadora na identificação de novos biomarcadores microbianos ligados a sinais visíveis de envelhecimento, como rugas e pés de galinha. Isso marca um passo significativo no desenvolvimento de tecnologias para uma pele mais saudável e jovem”, afirma a chefe da pesquisa Qian Zheng em comunicado à imprensa.

“Estamos ansiosos para compartilhar novos resultados assim que estiverem disponíveis, aumentando a compreensão da comunidade científica e contribuindo para o avanço de novas soluções de cuidados com a pele”, acrescenta a pesquisadora.

Seis hábitos que podem fazer rugas aparecerem mais cedo:

  1. Privação de sono;
  2. Estresse;
  3. Exposição ao sol;
  4. Alimentação inadequada;
  5. Tabagismo;
  6. Ingestão de bebidas alcoólicas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?