Rotavírus: o que é e como prevenir a doença grave em crianças
Doença é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no mundo e acomete especialmente as crianças. Saiba previni-la
atualizado
Compartilhar notícia
O rotavírus é um dos principais agentes virais causadores de diarreias intensas. A condição provoca mais de 200 mil mortes de crianças menores de cinco anos por ano no mundo. Seus principais sintomas são a febre alta, vômitos e diarreia aquosa.
“O rotavírus é um dos principais vírus que causam sintomas de gastroenterite graves na população, principalmente em crianças, e é uma doença altamente transmissível que evolui rapidamente”, comenta a pediatra do Espaço Zune, Giselle Pulice.
No caso das crianças, o rotavírus pode levar a quadros de desidratação, devido a perda de água e eletrólitos importantes para o funcionamento do organismo. Além disso, elas podem apresentar sintomas como sonolência, prostração, batimento cardíaco acelerado, choro sem lágrimas e diminuição do volume de urina.
Como se previnir do rotavírus?
A transmissão acontece via fecal-oral, por meio do contato pessoa a pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis.
Por isso, os cuidados básicos de higiene com alimentos, destinação correta do lixo e com a qualidade da água consumida são algumas das maneiras mais eficientes de se proteger contra a doença. A troca das fraldas nos 30 dias após a vacinação precisa ser frequente.
Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!