Ronco pode indicar problemas de saúde. Veja como prevenir
Ronco está associado a problemas como apneia do sono e doenças cardiovasculares. Saiba como tratar e prevenir a condição
atualizado
Compartilhar notícia
Um sono de qualidade é imprescindível para manter a saúde e o bem-estar. Isso porque dormir mal acarreta em diversos prejuízos ao organismo, de problemas metabólicos até questões legadas à saúde mental.
Mas dormir bem não significa apenas dormir 8 horas por noite. É importante garantir que nada esteja atrapalhando o descanso necessário — como é o caso do ronco, por exemplo.
“Ronco é um som que ocorre quando há turbilhonamento do ar que está passando pela orofaringe, gerando vibração dos tecidos. Isto geralmente decorre do bloqueio parcial do fluxo de ar e pode estar relacionado à posição que se dorme ou devido a uma condição de saúde”, explica Renata Castro, cardiologista e especialista em medicina esportiva.
Doenças graves
Apesar de o ronco ser algo comum, há casos em que ele serve de alerta para condições graves de saúde. “Isso ocorre quando ele está associado, por exemplo, à apneia do sono, que leva à queda da saturação de oxigênio no sangue”, alerta Renata, que também é diretora-executiva da Ipanema Health Club.
A especialista afirma que roncar geralmente indica uma má qualidade do sono, o que também merece uma avaliação.
Leia mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.