metropoles.com

Novo procedimento resolve casos de próstata aumentada em segundos

O Rezum mantém em quase 100% a ejaculação do paciente com próstata aumentada em um método minimamente invasivo que não afeta a libido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pitiphothivichit/istock
próstata
1 de 1 próstata - Foto: Pitiphothivichit/istock

A hiperplasia prostática benigna (HPB), ou próstata aumentada, é um problema que atinge 85% dos homens após os 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Para alguns deles, o crescimento da próstata acontece de maneira desordenada, fechando o canal urinário e, por isso, precisa ser tratado para evitar alterações da função da bexiga e dos rins.

O avanço da medicina proporciona soluções cada vez mais eficazes para a condição, como a aplicação de vapor de água para remover o tecido que obstrui a uretra em uma cirurgia minimamente invasiva e rápida, feita em poucos minutos no ambulatório.

O procedimento chamado de Rezum é uma opção para os homens que não querem tomar medicação ou passar por operações como as raspagens prostáticas, que podem afetar a libido, prejudicar a força, memória, virilidade e a ejaculação, afirma o urologista Dorival Duarte Jr.

“O Rezum é o único método para o tratamento da hiperplasia que mantém em quase 100% a ejaculação do paciente”, afirma.

O médico explica que o vapor de água a 107 graus é aplicado diretamente na região aumentada da próstata com uma agulha, causando a necrose térmica da área afetada. Assim, o procedimento proporciona o alívio rápido dos sintomas com mínima agressão ao corpo.

Uma aplicação de vapor é feita a cada 9 segundos e é suficiente para cada 10 g de próstata. Todo o processo é realizado com sedação leve e pode ser feito feito em minutos no ambulatório, sem necessidade de internações longas. O paciente pode receber alta no mesmo dia, ficando apenas com uma sonda por uma semana. A recuperação completa acontece em aproximadamente três meses.

“Nós identificamos os pontos de inchaço da próstata e fazemos uma injeção com água a 107 graus Celsius no local, por meio de um aparelho em forma de pistola. O líquido vaporiza as células doentes, levando à desnaturação e redução gradual do inchaço em até três meses”, explica o coordenador da equipe urológica do Hospital São Luiz Campinas.

Próstata aumentada

O peso da próstata saudável varia de 25 g a 35 g. A hiperplasia prostática benigna (HPB), ou próstata aumentada, é o crescimento benigno na parte central da próstata, que pode comprimir a uretra e a bexiga e até mesmo fechar o canal urinário.

Como consequência, o homem pode sentir desconforto na hora de urinar, ter resíduo pós-miccional, gotejamento, intermitência urinária, diminuição da força do jato, aumento no número de vezes que vai ao banheiro e incontinência urinária. Entre as principais complicações estão alterações da função da bexiga e dos rins, incluindo a perda da função desses órgãos em casos mais extremos.

O médico esclarece que a condição não tem relação com o câncer de próstata, que costuma aparecer na área periférica.

Cirurgia nova no Brasil

A técnica é nova no Brasil. Ela chegou no final de 2023 nos centros de saúde de algumas capitais e foi realizada pela primeira vez na região de Campinas (São Paulo) no final de junho, no Hospital São Luiz Campinas, da Rede D’Or.

Toda a cirurgia durou cerca de três minutos, com sedação leve e sem necessidade de internação longa. O paciente, que não teve o nome identificado, recebeu alta poucas horas depois da cirurgia, e segue com boa recuperação.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?