Compartilhar notícia
A retenção de líquido é algo comum, mas que pode causar uma grande confusão e frustração. Muitas vezes, as pessoas seguem o plano alimentar certinho e não faltam no treino. Mas, basta um deslize para que o físico já fique mais pesado e com o aspecto de inchado.
Imediatamente, alguns já entram em desespero, acreditando que jogaram todo aquele esforço no lixo. Mas, na maioria das vezes, não houve ganho de gordura em tão pouco tempo. O que aconteceu, na verdade, foi a retenção de líquido.
“Lembrando que a retenção de líquido é algo que vem muito fácil e vai fácil também. Suas causas também podem ser alguns desbalanços hormonais, como, por exemplo de tireoide ou estradiol. Mas, isso são casos clínicos que precisam de exames para se ter certeza”, explica o treinador e assessor esportivo Leandro Twin.
Por isso, com a ajuda do especialista, separamos cinco estratégias simples e eficientes para acabar rapidamente com a retenção de líquido e voltar motivado para o plano fitness. Confira:
5 estratégias para acabar com a retenção de líquido
1. Diminuir a quantidade de sódio. “Você não deve zerar. O sódio é um mineral que tem funções importantes no organismo (a recomendação é de 2g a 3g por dia). O ideal é fazer uma troca do sal comum pelo sal light, que é melhor que o sal rosa do Himalaia. E tentar evitar alimentos com muito sódio”, explica Twin.
2. Ingerir líquidos. “A quantidade ideal é aquela que faz com que a sua urina, com exceção da primeira do dia, fique quase transparente. O que ajuda na conta dos litros por dia são chás diuréticos e o café”, diz o especialista.
3. Tomar chás diuréticos. “Hibisco, cavalinha e chá verde são fantásticos. Gosto de beber um litro por dia de um deles ou da somatória de dois ou três. Lembre-se que chá verde tem cafeína, ao usar muita quantidade você pode sofrer colaterais típicos da substância pelo excesso”, lembra o assessor esportivo.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.