Retatrutida: conheça novo remédio para tratamento da obesidade
Medicação similar ao Ozempic tem apresentado bons resultados em testes realizados com voluntários. Previsão é que entre no mercado em 2026
atualizado
Compartilhar notícia
A retatrutida é o mais novo medicamento em teste para o tratamento da obesidade. A fase 3 dos estudos deve ser concluída em fevereiro de 2026. Ainda não há previsão de quando o medicamento estará disponível para venda. No entanto, é considerado bastante promissor.
De acordo com o médico Thiago Garcia, especialista em nutrologia esportiva, obesidade e emagrecimento, a retatrutida é um medicamento injetável que visa tratar de forma eficaz a obesidade e a diabetes tipo 2.
“O medicamento opera influenciando os receptores de três hormônios fundamentais que desempenham um papel crucial no controle da saciedade, da fome e na regulação dos níveis de glicose e insulina no organismo”, explica o médico.
Como a retatrutida funciona?
Os hormônios simulados pela medicação são o GLP-1, responsável pela sensação de saciedade, o glucagon (GCG), que eleva os níveis de glicose no sangue, e o GIP, que regula a secreção de insulina. “A combinação desses efeitos atua sinergicamente, resultando em um aumento da sensação de saciedade e uma redução do apetite”, afirma Thiago.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Leia mais sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.