Ressecamento da pele no frio: saiba como se prevenir
Dermatologista explica por que a pele sofre com o ressecamento no frio e dá dicas para prevenir esse problema no inverno
atualizado
Compartilhar notícia
Nas épocas de frio, são necessários vários cuidados com a saúde diferenciados – e com a pele não é diferente. Nesses climas, ela sofre bastante com as temperaturas baixas e com o vento, ficando ressecada, descamada, repuxada, manchada e até rachada.
Existe uma explicação para esses problemas. “Devido aos dias frios, as células da pele fabricam menos colágeno, o que leva a uma desidratação natural da pele. Isso faz com que ela encolha e apareça uma textura seca com rachaduras”, relata a dermatologista Fátima Tubini.
Porém, não pense que isso quer dizer que os problemas de ressecamento da pele no frio são invitáveis e, por isso, nem vale a pena tentar impedi-los, viu? É possível sim evitá-los ou, em alguns casos, torná-los mais brandos, usando algumas dicas. E, caso eles apareçam, também é necessário estar alerta para iniciar um tratamento e acabar com o problema.
Prevenção contra ressecamento da pele no frio
A melhor maneira de prevenir o ressecamento é manter sempre sua pele hidratada. “Beber bastante água, passar cremes hidratantes, produtos com ácido hialurônico e utilizar todos os dias o protetor solar são essenciais para o cuidado”, diz Fátima. Ela ressalta que banhos muito quentes e longos podem prejudicar nesses dias frios.
Outra questão é sempre se consultar com um dermatologista para saber quais produtos específicos vão ser melhores para a sua pele nesse momento. Afinal, cada pessoa tem uma pele diferente. Caso os problemas de ressecamento surjam, também é importante buscar um profissional para orientá-lo.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!