Respirando pela boca por nariz entupido? Médico explica causas
Respirar pela boca pode causar infecções das vias aéreas, ronco, alteração dos dentes e outros problemas; entenda melhor
atualizado
Compartilhar notícia
Em dias de baixas temperaturas, o nariz entupido volta a ser um problema para muitas pessoas. Além de incômodo, esse sintoma também pode trazer outra consequência: a respiração pela boca. Mesmo que pareça inofensiva, a respiração bucal pode gerar vários problemas de saúde, principalmente se virar um hábito.
“A respiração bucal pode fazer com que a pessoa desenvolva infecções das vias aéreas, como amigdalite, pneumonia e faringite, além de problemas como ronco, apneia do sono, dificuldade de engolir alimentos, alterações no posicionamento dos dentes e língua, flacidez facial e outros diversos problemas”, explica o otorrinolaringologista Gustavo Meirelles.
Apesar de ocorrer no inverno, quando o nariz entupido impede muitos de respirarem da forma correta, a respiração pela boca não é uma exclusividade desse momento. Na verdade, esse hábito pode aparecer desde cedo em crianças. Por isso, os pais devem consultar um especialista para evitar o comprometimento do seu desenvolvimento.
O tratamento para a respiração bucal vai depender da sua causa. Em quadros momentâneos desencadeados pelo nariz entupido, pode ser feita a limpeza da cavidade nasal e/ou o uso de remédios.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.