metropoles.com

Respiradores mecânicos podem piorar casos graves de Covid-19, diz estudo

Pesquisadores especialistas em doenças relacionadas a altas altitudes afirmam que o tecido danificado não aguenta a pressão da máquina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Pessoa em UTI
1 de 1 Pessoa em UTI - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um dos quadros mais comuns em pessoas com Covid-19 em situação grave é a falência dos pulmões. Logo no início da pandemia, o mercado internacional para respiradores e ventiladores hospitalares foi inundado de pedidos feitos por vários países. Os equipamentos eram de suma importância para garantir a entrada de ar no organismo dos pacientes e melhorar a possibilidade de sobrevivência.

Porém, segundo pesquisadores do Instituto Pulmonar de Alta Altitude e do Instituto de Patologia da Bolívia, em um estudo publicado ainda em fase inicial, sem revisão de outros cientistas, a situação dos pulmões é parecida à que acontece em casos de pessoas que sofrem com os efeitos da altitude, e os ventiladores podem piorar a situação.

Segundo as informações que existem até o momento sobre o novo coronavírus, o micro-organismo usa a proteína ACE2 para invadir as células e se replicar. As células dos pulmões são ricas nessas moléculas, e são ideais para a sua reprodução: porém, o tecido vai se enfraquecendo no processo.

A alta pressão do oxigênio injetado pelo ventilador seria muito forte para os pulmões já fragilizados e parcialmente destruídos. Um quadro parecido acontece com os pacientes com edema pulmonar causado pela altitude. As pessoas que se recuperam acabam com fibroses, que também inviabilizam a troca de gases pelo pulmão. A ventilação não invasiva seria uma melhor opção.

De acordo com os pesquisadores, um tratamento interessante envolve o uso de hormônios que aumentam a quantidade de células vermelhas no sangue, responsáveis por carregar oxigênio para o corpo. Essa compensação da quantidade de glóbulos vermelhos é comum em pacientes com problemas de altitude.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?