Remédio para artrite reduz em 71% risco de morte em idosos com Covid-19
De acordo com pesquisa do Instituto Karolinska, da Suécia, o baricitinibe apresentou bons resultados no tratamento de pacientes mais velhos
atualizado
Compartilhar notícia
Um medicamento para artrite reumatoide tem sido apontado como uma esperança no tratamento de idosos com Covid-19. Pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, da Suécia, observaram que o uso diário do baricitinibe reduziu em até 71% as mortes dos pacientes internados com a infecção provocada pelo novo coronavírus.
O estudo foi realizado por um grupo de cientistas europeus ligados à instituição sueca e foi publicado na sexta-feira (13/11), na revista Science Advances.
A pesquisa avaliou a resposta ao uso do baricitinibe no tratamento padrão de 83 pacientes com idade média de 81 anos, hospitalizados na Itália e na Espanha, com a pneumonia provocada pelo vírus Sars-CoV-2. Os cientistas também administraram um placebo para um grupo controle para que os resultados fossem comparados.
De acordo com o autor e líder do estudo, o professor Volker Lauschke, o medicamento pode bloquear a replicação viral e contribuir para a redução da inflamação desde os primeiros dias de tratamento, diminuindo a mortalidade pela doença em até dois terços.
“Esses resultados são especialmente encorajadores, visto que o estudo incluiu um grande número de pacientes idosos, um grupo que é frequentemente excluído em outros estudos”, disse.