metropoles.com

Remédio para artrite reduz em 71% risco de morte em idosos com Covid-19

De acordo com pesquisa do Instituto Karolinska, da Suécia, o baricitinibe apresentou bons resultados no tratamento de pacientes mais velhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Iryna Imago/iStock
comprimidos e pílulas
1 de 1 comprimidos e pílulas - Foto: Iryna Imago/iStock

Um medicamento para artrite reumatoide tem sido apontado como uma esperança no tratamento de idosos com Covid-19. Pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, da Suécia, observaram que o uso diário do baricitinibe reduziu em até 71% as mortes dos pacientes internados com a infecção provocada pelo novo coronavírus.

O estudo foi realizado por um grupo de cientistas europeus ligados à instituição sueca e foi publicado na sexta-feira (13/11), na revista Science Advances.

A pesquisa avaliou a resposta ao uso do baricitinibe no tratamento padrão de 83 pacientes com idade média de 81 anos, hospitalizados na Itália e na Espanha, com a pneumonia provocada pelo vírus Sars-CoV-2. Os cientistas também administraram um placebo para um grupo controle para que os resultados fossem comparados.

De acordo com o autor e líder do estudo, o professor Volker Lauschke, o medicamento pode bloquear a replicação viral e contribuir para a redução da inflamação desde os primeiros dias de tratamento, diminuindo a mortalidade pela doença em até dois terços.

“Esses resultados são especialmente encorajadores, visto que o estudo incluiu um grande número de pacientes idosos, um grupo que é frequentemente excluído em outros estudos”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?