Compartilhar notícia
A ansiedade, um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, pode encontrar alívio de forma natural através da prática de atividades físicas. A musculação, além de fortalecer o corpo, também pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, proporcionando bem-estar mental e emocional.
De acordo com a personal trainer Angélica Almeida, a falta de atividades físicas na rotina pode afetar o metabolismo cerebral e aeróbico.
Benefícios da musculação para a saúde mental
A musculação aumenta a temperatura corporal, provocando diversos efeitos fisiológicos da saúde mental. “Com o aumento da quantidade de sangue no cérebro, melhora a vascularização e o aumento da oferta de oxigênio para os neurônios e mitocôndrias, que são fundamentais para a produção de energia aeróbia e as percepções de bem-estar”, explica Angélica.
Segundo o psiquiatra especialista em ansiedade Flávio Nascimento, algumas medidas podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade.
“A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar e possibilitando um melhor controle da ansiedade”, afirma o médico.
Leia a notícia completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!