Compartilhar notícia
Compostos naturais da batata inglesa são ingredientes de um produto para auxílio à prevenção e ao tratamento de lesões gástricas, como as úlceras peptídicas. O medicamento foi criado por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A invenção foi patenteada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com o nome de “Produto nutracêutico liofilizado de solanum tuberosum para tratar úlceras pépticas gástricas”.
De acordo com a pesquisadora e professora da UFPB, Tatiane Santi, entre as vantagens observadas estão a utilização de um produto de fácil acesso e a comprovada eficácia do uso da batata inglesa nas infecções do estômago, como gastrites.
“Proteínas de origem vegetal apresentam inúmeras propriedades, entre elas as anti-inflamatórias. Por estar em um Programa de Pós-graduação de Nutrição e ter relatos do uso popular da solanum tuberosum (batata inglesa) para tratar distúrbios do estômago, decidimos testar o produto e verificar a sua real atuação”, conta Tatiane.
Leia mais em Portal T5, parceiro do Metrópoles.