Relatos de vírus misterioso crescem no TikTok. Médicos alegam histeria
Autoridades de saúde dizem que doenças apontadas como misteriosas são “parte da vida, como ela sempre foi” antes da pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Nos Estados Unidos, estão se multiplicando os vídeos de influenciadores no TikTok alegando que um misterioso vírus respiratório circula pela América do Norte.
As pessoas descrevem sintomas como febre alta, dificuldade de respirar, perda de olfato e fadiga. Segundo eles, os testes para Covid-19, gripe ou vírus sincicial respiratório (VSR) sempre trazem resultados negativos.
A alegação de uma doença respiratória misteriosa levou as autoridades de saúde dos EUA a se pronunciarem. De acordo com os especialistas, não existe nenhum patógeno novo por lá na reta final do inverno.
“Temos centenas de doenças sazonais circulando diariamente, muitas delas sem testes específicos, como as que causam o resfriado. Não há mistério nisso”, afirma o diretor médico da Associação de Oficiais de Saúde Estaduais e Territoriais dos EUA em entrevista ao portal The Hill.
Médicos definem relatos como histeria
O médico Georges Benjamin, diretor executivo da Associação Americana de Saúde Pública, foi ainda mais incisivo: “Vivemos uma amnésia coletiva de como a vida era antes da pandemia. Temos quase 200 vírus diferentes que causam o resfriado e eles estão circulando mais, como todos os vírus respiratórios nesta temporada.”
Os especialistas ressaltaram ainda que muitos dos casos podem estar relacionados à Covid-19, já que existe um aumento da circulação do coronavírus. Os testes caseiros podem dar resultados errados a depender do método adotado e do tempo de infecção (por isso, costumam ser feitas contraprovas em casos de persistência dos sintomas).
“Há uma ansiedade em levantar hipóteses e ter respostas nas redes, o que gera histeria e informações falsas. Estamos ouvindo dezenas de pessoas falando de coisas que não entendem, mas o discurso é tão repetido que parece começar a fazer sentido”, completa Benjamin.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!