Relacionamento tóxico: 3 sinais de que seu parceiro é um narcisista
Tanto o paciente quanto as pessoas de seu convívio acabam sofrendo por conta desse tipo de comportamento
atualizado
Compartilhar notícia
O narcisismo é uma característica de personalidade que se manifesta de maneira distinta em cada pessoa. No entanto, uma parcela pequena da população é diagnosticada com o chamado transtorno de personalidade narcisista. Nesses casos, tanto o paciente quanto familiares, amigos e companheiros acabam sofrendo por conta dos comportamentos apresentados.
A psicóloga Lala Fonseca, especialista em terapia comportamental cognitiva, explica que o relacionamento com uma pessoa narcisista pode ser prejudicial.
“A auto estima de quem se relaciona com esse indivíduo vai, aos poucos, sendo fragilizada. Como os narcisistas se sentem muito bons, melhores que outras pessoas, eles têm diversas justificativas de por que o seu ponto de vista está correto, há falta de empatia e jamais cogitam estar errados, o que faz com que muitos desses relacionamentos se tornem abusivos”, afirma a psicóloga.
Confira três comportamentos para descobrir se seu parceiro é narcisista:
1 – Desprezo pelos seus sentimentos
“Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.
2 – Constante tentativa de culpar o companheiro
“Quem se relaciona com um narcisista está sempre errado, não vence em uma discussão. Se vence, é porque o narcisista disse: ‘mas isso acontece por que você é culpado disso’; ou ‘isso não tem importância’, menosprezando o sofrimento da outra pessoa”, detalha a psicóloga.
3 – Birras e imaturidade
“Um narcisista, quando se vê irritado, consegue passar dias sem interagir e conversar. Essa é uma ótima tática de manipulação, ele adota esse silêncio para ‘ensinar’ através do sofrimento”, exemplifica.
Existe tratamento?
Segundo a psicóloga, pessoas saudáveis refletem e fazem um autoquestionamento quando são confrontadas. No caso do narcisista, por mais que ele possua uma baixa autoestima blindada pela valorização de imagem, qualquer tipo de questionamento pode causar uma insegurança grande. “O narcisista apenas consegue fazer essa análise em tratamento e, mesmo assim, pelo desconforto, há possibilidade de abandonar a terapia”, conclui.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.