Reino Unido alerta para 8 novos casos de varíola dos macacos
Depois de surto mundial em 2022, especialistas pedem que grupos de risco da varíola dos macacos procurem se vacinar para evitar o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
Um ano depois do início so surto mundial de varíola dos macacos (mpox), o Reino Unido alerta que registrou, no mês de junho, oito casos da doença no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, em maio deste ano, que a condição não configura mais uma emergência de saúde global.
De acordo com a agência de segurança em saúde do Reino Unido (UKHSA), já foram registrados 28 casos desde o início de 2023 — 14 pacientes adquiriram o vírus no país, 11 enquanto viajavam para fora, e três ainda seguem em investigação.
O epidemiologista da UKHSA, Hamish Mohammed, alerta que apesar de a quantidade de diagnósticos ainda ser baixa, a população não deve ser complacente com a mpox. “Encorajamos todas as pessoas dos grupos de risco a tomarem a vacina. A imunização tem exercido um papel crucial na proteção de pessoas e redução do número de casos”, afirma.
Apesar de a maioria dos casos de varíola dos macacos ser leve, a doença pode causar sintomas severos.
Os principais sinais da mpox são:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Dor nas costas;
- Glândulas inchadas;
- Calafrios;
- Exaustão;
- Feridas na pele.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.