Inglaterra distribuirá Mounjaro de graça no sistema público de saúde
Apesar de ter sido criado para controle da diabetes, remédio injetável foi apelidado de “King Kong” dos medicamentos para emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
O NHS, serviço público de saúde do Reino Unido, anunciou nesta terça (4/6) que irá distribuir gratuitamente o medicamento Mounjaro também para pacientes com obesidade.
Apelidado de “King Kong” dos remédios para emagrecimento pela mídia inglesa, o Mounjaro promete resultados mais rápidos e intensos que o Ozempic, mas funciona de forma semelhante, simulando os efeitos de um hormônio da saciedade no organismo, o GLP1.
Ele foi criado pela farmacêutica Eli Lily para controle da diabetes tipo 2, mas seus resultados para a perda de peso são tão evidentes que o governo britânico decidiu incluir o remédio na lista de distribuição também para pacientes que são gravemente obesos.
O remédio foi incluído no rol de distribuição inglês há um ano e meio, mas era entregue apenas para pacientes com diabetes. Em clínicas particulares, a dose semanal chega a custar 40 libras, o equivalente a R$ 270.
Mounjaro ainda não tem data para chegar ao Brasil
No Brasil, o remédio foi aprovado em setembro de 2023, mas ainda não possui comercialização oficial no país. A farmacêutica que produz a droga afirmou ao Metrópoles em abril que “não há previsão para a chegada de Mounjaro (tirzepatida) no mercado nacional” devido à alta demanda global pela droga.
A eventual inclusão da droga no Sistema Único de Saúde (SUS) não foi apreciada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que é responsável por atualizar a lista de serviços oferecidos pela rede pública.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!