Reino Unido confirma os primeiros casos de coronavírus
Até o momento, mais de 9,7 mil pessoas foram infectadas em 21 países. Ao menos 213 pacientes morreram na China, epicentro do surto
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido relatou, nesta sexta-feira (31/01/2020), seus dois primeiros casos de coronavírus, cujo surto teve início na cidade chinesa de Wuhan. De acordo com o Departamento de Saúde britânico, os casos ocorreram na mesma família. Desde o começo da epidemia, a doença já chegou a 20 países.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na quinta-feira (30/01/2020), que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Com isso, de acordo com a OMS, uma ação coordenada de combate precisa ser traçada entre diferentes autoridades e governos.
“Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade de entrada do vírus”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Quarentena
A China tomou medidas extremas para impedir a propagação do vírus, incluindo uma quarentena de mais de 50 milhões de pessoas em Wuhan e na província vizinha de Hubei.
A maioria das mortes confirmadas por coronavírus foram de idosos. Segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, 1.982 novos casos foram confirmados, elevando o total para 9.692.
Wuhan é o centro do surto, onde especialistas acreditam que o vírus foi transmitido de animais selvagens em um mercado da cidade para humanos.
A OMS, que foi criticada por subestimar a ameaça do vírus, declarou emergência de saúde internacional na quinta-feira (30/01/2020).
No Brasil, o Ministério da Saúde monitora 9 pacientes com suspeita da doença (Com informações da Agência Estado).