Reino Unido aprova uso de vacina da Moderna contra a Covid-19
Com a autorização, o país passa a ter três imunizantes disponíveis. Cerca de 1,5 milhão de pessoas eceberam a primeira dose de um deles
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido aprovou, nesta sexta-feira (8/1), o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna. Com o anúncio, os britânicos passam a ter imunizantes de três laboratórios disponíveis.
O país se destaca por ser o primeiro do mundo a começar um programa de imunizações. Cerca de 1,5 milhão de pessoas receberam a primeira dose de uma das vacinas aprovadas.
A imunização contra o novo coronavírus começou em dezembro, logo depois que órgãos reguladores aprovaram o uso da vacina da Pfizer/BioNTech. Nesta semana, os ingleses começaram a receber também doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca.
O imunizante da Moderna demonstrou eficácia de 94,1%, após testes com 30 mil voluntários terem sido concluídos. Ele está em uso nos Estados Unidos e no Canadá e foi aprovado, recentemente, em Israel e na União Europeia.
De acordo com o presidente da empresa norte-americana, Stéphane Bancel, a fórmula também é eficiente contra as recentes mutações do coronavírus identificadas no Reino Unido e na África e, provavelmente, garantirá proteção contra o Sars-CoV-2 por dois anos.