Reino Unido aprova pesquisa que infectará coronavírus em jovens
Pesquisa polêmica conhecida como “desafio humano” precisou passar por comitê especial pois participantes correm risco de vida
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Reino Unido confirmou, nesta quarta-feira (17/2), a autorização para o início de um estudo que irá infectar intencionalmente jovens com o coronavírus. O objetivo da pesquisa é determinar a quantidade mínima do Sars-CoV-2 necessária para desenvolver a Covid-19, bem como a maneira usada pelo sistema imunológico para reagir ao vírus.
Como o levantamento coloca em risco a vida dos pacientes, foi necessária uma aprovação especial do conselho de ética da autoridade de pesquisa em saúde do país. Participarão do estudo pessoas saudáveis entre 18 e 30 anos, que ficarão isoladas no centro de pesquisa e serão acompanhadas 24h por dia.
O coronavírus usado será produzido por uma equipe de virologistas do hospital infantil Great Ormond Street, da empresa hVivo e do Imperial College London. Para evitar que o vírus escape, a pesquisa acontecerá em instalações especiais de um hospital em Londres.
A ideia é que esse tipo de estudo agilize as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas. Em uma segunda etapa, os pesquisadores vão expor voluntários já vacinados ao coronavírus. Porém, não há previsão de quando esta etapa terá início.