Reino Unido: 100 crianças são internadas por semana com síndrome pós-Covid
Durante a primeira onda da pandemia, condição rara e específica da infecção levava cerca de 30 crianças por semana ao hospital
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um levantamento feito pelo jornal britânico The Guardian, mais de 100 crianças estão sendo internadas por semana em hospitais do Reino Unido com uma síndrome rara pós-Covid-19. Na primeira onda da pandemia, cerca de 30 crianças eram hospitalizadas com a condição semanalmente.
A chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) chegou a ser confundida com a síndrome de Kawasaki no começo da pandemia, mas é específica da Covid-19. Os sintomas mais comuns são febre persistente, dores abdominais, pressão baixa e manchas na pele. Quadros mais graves podem ter também infecção generalizada.
De acordo com o levantamento, a maioria das crianças afetadas pela SIM-P é negra, asiática ou de minorias étnicas — a porcentagem é de 75% dos casos. Quase um quarto das crianças era saudável antes de apresentar os sintomas. O The Guardian estima que uma a cada 5 mil que tenham tido Covid-19 desenvolvam a síndrome, que costuma aparecer um mês após o fim da infecção.
A princípio, não se percebeu um aumento na proporção entre o número de crianças com Covid-19 e o de pacientes que desenvolvem a condição, ou seja, o aumento nas internações não tem a ver com a alta nos casos. Para os especialistas entrevistados pelo jornal, a SIM-P está se tornando mais comum.