Famílias que irão à Europa devem vacinar filhos contra o sarampo
Novos registros mostram que 1.293 casos de sarampo foram confirmados na Europa em abril. Doença é altamente infecciosa
atualizado
Compartilhar notícia
Especialistas do Reino Unido alertam que famílias embarcando para a Europa durante as férias devem se vacinar contra o sarampo. Só em abril, foram confirmados 1.293 casos da doença em 17 países do continente.
Dados do Centro Europeu de Prevenção de Doenças (ECDP) mostram que, embora os casos de sarampo em abril tenham sido inferiores aos 1.671 notificados em março, eles aumentaram mais de 1.000% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Se você planeja ir para a Europa neste verão, não estrague suas férias correndo o risco de um surto de sarampo que pode resultar em hospitalização”, afirma Helen Bedford, professora da University College London, em entrevista ao The Sun.
Quais países são mais afetados?
Em abril, a Romênia registrou 957 casos de sarampo, seguida pela Bélgica com 96 e a Polônia com 84. Além deles, França, Áustria, Holanda, Irlanda, Espanha e Portugal também documentaram infecções.
“Os casos estão aumentando em destinos de férias populares, como a Espanha. O sarampo é incrivelmente infeccioso e pode ser muito grave, especialmente em crianças pequenas e adultos. A única maneira de proteger você e seus filhos contra o sarampo é através da vacinação”, afirma Helen.
Nos últimos 12 meses, foram 10.887 casos de sarampo em todo o continente e, de acordo com o ECDP, sete pessoas morreram. A maioria (87%) dos que testaram positivo não foram vacinados.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!