Na medida certa, café pode dar energia para o treino. Veja receitas
De acordo com especialistas, na quantidade correta, o café pode ajudar a conquistar resultados na academia
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a água. Além de saborosa, a infusão pode ter propriedades estimulantes que ajudam a ter melhores treinos.
A cafeína, encontrada principalmente no café e em alguns chás, é uma substância que aumenta a disposição e dá energia. O consumo do estimulante, no entanto, deve ser feito com parcimônia, já que ele pode cobrar a conta na hora de dormir.
O excesso de cafeína no corpo pode prejudicar a qualidade de sono e alterar os ciclos de descanso do corpo, mantendo as pessoas acordadas durante a noite e cansadas no decorrer do dia. “À noite, mesmo para quem está treinando intensamente, é recomendável não consumir bebidas com o estimulante”, afirma o personal trainer Pedro Coelho, da TotalPass.
O recomendado pelo Food And Drug Administration (FDA), agência de vigilância sanitária dos EUA, é manter o consumo de cafeína em no máximo de 400 miligramas por dia, dose que representa cerca de quatro xícaras (240 ml) ou duas cápsulas da maioria dos suplementos.
Os benefícios do café nos treinos
Bem integrado à alimentação, porém, o café traz uma série de benefícios. De acordo com a nutricionista esportiva Fúlvia Hazarabedian, da Bio Ritmo, em São Paulo, ele pode funcionar como um excelente pré-treino, reforçando a energia.
“O café estimula a pressão sanguínea e, com isso, os depósitos de gordura são decompostos, dando mais energia ao organismo. Quem toma a bebida tem uma queima mais eficaz dos depósitos de gordura e esse efeito acelerador dura várias horas”, explica a nutricionista.
A bebida ainda pode melhorar a concentração, já que vasculariza mais o cérebro, o que permite focar nos exercícios. “Recomendo o café até no pós-treino, já que ele tem antioxidantes que combatem inflamações do corpo, reduzindo a dor musuclar”, diz a especialista. Ela ressalta, porém, que frutas e vegetais são mais ricas do que a bebida neste tipo de compostos.
Fúlvia orienta que, para alcançar os benefícios, o melhor é usar sempre a bebida coada, por ter uma boa proporção de cafeína (de 50 mg para cada 100 ml) e um preparo fácil, além de dar preferência à infusão sem açúcar nem adoçante. Veja as receitas preferidas da nutricionista:
Shake de café energético
Ingredientes:
- 200 ml de café coado;
- 3 colheres (chá) de cacau em pó;
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
- 1 colher de sobremesa de pasta de amendoim (ou outra castanha)
- 1 colher (sopa) de linhaça;
- Canela, adoçante ou açúcar gosto.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Reserve ou consuma em seguida.
Café termogênico
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de café solúvel em água ou 1 xícara coado forte;
- 1 colher (sopa) de óleo de coco;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- Gengibre a gosto;
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e consuma em seguida.
Café gelado com banana
Ingredientes:
- 1 banana média;
- 1 xícara de café coado gelado;
- 1 xícara de café coado em temperatura ambiente;
- Canela, adoçante ou açúcar gosto.
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!