Raspagem da próstata: como é a cirurgia feita por Mateus Carrieri
Cirurgia minimamente invasiva é indicada para pacientes com hiperplasia prostática benigna, problema comum entre homens acima dos 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Mateus Carrieri, 54 anos, compartilhou em suas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia de raspagem de próstata. O procedimento é feito em pacientes com hiperplasia prostática benigna, condição que afeta cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos.
A cirurgia é considerada minimamente invasiva, e é feita por endoscopia através da uretra. Com o auxílio do aparelho, o cirurgião raspa parte da próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o procedimento é feito para diminuir a pressão da próstata na uretra, o canal que conduz a urina.
Alguns dos sintomas dos pacientes que têm hiperplasia prostática benigna são dificuldade em urinar, aumento da frequência, principalmente durante a noite, jato de urina mais fraco e sensação de que a bexiga não está vazia.
Além do desconforto, é possível desenvolver infecção urinária de repetição, cálculos na bexiga, retenção urinária e insuficiência renal, de acordo com a SBU.
O tratamento da doença é feito com medicamentos, mas caso não funcione, a cirurgia é a próxima opção e deve ser realizada para evitar lesões e melhorar a qualidade de vida do paciente. A condição não tem relação com câncer.