Raquitismo renal: doença rara faz mulher de 20 anos parecer criança
A indiana Aboli Jarit sofre de raquitismo renal. A condição afeta o crescimento e causa deformidade óssea
atualizado
Compartilhar notícia
Com apenas um metro de altura, a indiana Aboli Jarit, 20 anos, é comumente confundida com uma criança. Ela sofre de uma doença rara chamada raquitismo renal, que limita seu crescimento e a obriga a usar cadeira de rodas e fraldas.
Por causa da doença, Aboli nasceu sem bexiga. Ainda bebê, ela precisou de cirurgia para abrir um pequeno buraco em sua cintura para evitar o acúmulo de urina no corpo. O raquitismo renal também causa deformidade óssea e atrapalha o crescimento.
Quando Aboli era mais nova, seus ossos começaram a enfraquecer; ela caía frequentemente e chegou a fraturar a perna. A lesão se tornou tão dolorosa que ela parou de andar e hoje depende de uma cadeira de rodas para se locomover.
Mesmo com tantas dificuldades, a jovem diz ter sorte de estar viva, uma vez que a maioria das pessoas diagnosticadas com a condição rara não sobrevivem.
“Aos 20 anos, estou me sentindo bem, sortuda e muito especial. Todo mundo envelhece e começa a ficar diferente, mas pareço a mesma pessoa e gosto muito disso”, afirma, em entrevista ao jornal NeedToKnow.
Embora tenha aceitado a doença, a jovem tem ciência de como o raquitismo pode limitá-la e atrapalhar a realização de alguns dos seus sonhos, como ser famosa. Aboli pretende se tornar uma cantora e atriz de Hollywood, e espera dar os primeiros passos na carreira em breve.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.