Raio-x mostra que pulmões de vacinados sofrem menos com a Covid
Com raio-x, pesquisadores da Coreia do Sul indicaram que os pulmões de vacinados possuem menos chances de terem pneumonia com o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Coreia do Sul usaram exames de raio-x para comparar os efeitos do coronavírus nos pulmões de vacinados e não vacinados. Os resultados indicaram que pessoas imunizadas possuem menos chances de terem danos graves no órgão se estiverem com Covid-19.
No estudo, pesquisadores analisaram dados de 761 pacientes hospitalizados com Covid-19. Os indivíduos estavam registrados em uma base de dados aberta sobre a doença e tinham mais de 18 anos. Todos passaram por uma radiografia de tórax inicial e foram divididos em três grupos de acordo com seu estado vacinal.
As diferenças entre as características clínicas e de imagem foram analisadas por meio de testes e avaliações científicas. Dos participantes do estudo, 47 (6,2%) foram totalmente vacinados e 127 foram parcialmente vacinados (17%). O número de pessoas não imunizadas foi de 587 (77%).
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:
O período de análise foi entre junho e agosto de 2021. Os exames iniciais de radiografia de tórax não mostraram a incidência de pneumonia em 75% dos pacientes totalmente vacinados e em 63% dos não vacinados.
Dos 412 participantes que realizaram tomografia computadorizada de tórax durante a internação, os exames mostraram que 59% dos totalmente vacinados não tinham pneumonia. Entre os não imunizados, a porcentagem foi de 27%.
“Indivíduos vacinados e com infecções recorrentes tiveram menor probabilidade de necessitar de oxigênio suplementar ou internação na UTI do que os que não tomaram a vacina”, afirma o estudo.
Em comunicado publicado na plataforma EurekAlert, a autora da pesquisa Yeon Joo Jeong comentou que a ventilação mecânica e a morte hospitalar ocorreram apenas no grupo não vacinado. Os resultados foram publicados nesta terça-feira (1º/2) na revista científica Radiology.