metropoles.com

Racismo pode acelerar envelhecimento de pessoas negras, sugere estudo

Pesquisa americana mostra que racismo aumenta o estresse psicológico e acelera o envelhecimento do cérebro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
haydenbird/GettyImages
Imagem colorida mostra não apontando com caneta para exame de ressonância magnética de cérebro estado catatônico - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra não apontando com caneta para exame de ressonância magnética de cérebro estado catatônico - Metrópoles - Foto: haydenbird/GettyImages

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que o racismo pode afetar o cérebro de pessoas negras e fazê-las envelhecer mais cedo. A pesquisa foi publicada na revista científica Jama Neurology na última semana.

Os cientistas analisaram exames de ressonância magnética de 455 participantes negros, 275 brancos e 737 latinos. Os testes incluíram pessoas de meia idade, por volta dos 50 anos, e idosos.

Os resultados mostraram que, na comparação com indivíduos brancos, os voluntários negros de meia idade e idosos tinham mais sinais de envelhecimento do cérebro e de doenças vasculares no órgão, que são indícios do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Os participantes latinos e brancos que apresentaram os problemas já estavam no final da vida, o que sugere um envelhecimento precoce e acelerado entre os voluntários negros.

Para os autores do estudo, uma vida exposta ao racismo pode explicar a disparidade entre os grupos. Segundo eles, os “efeitos cumulativos de opressão, adversidade ambiental e estresse psicológico” do racismo estão associados ao envelhecimento precoce.

Os cientistas pretendem estender a pesquisa para entender por que os grupos hispânicos, que sofrem discriminação forte nos Estados Unidos, não apresentaram dados semelhantes aos dos voluntários negros.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?