metropoles.com

Rabdomiólise: quando a prática de exercícios pode ser um problema

Duas adolescentes chinesas tiveram que ser internadas após uma competição de ginástica em que elas fizeram mil agachamentos cada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Westend 61, Getty Images
Você sabe o que é rabdomiólise? Excesso de exercício pode ser a causa
1 de 1 Você sabe o que é rabdomiólise? Excesso de exercício pode ser a causa - Foto: Westend 61, Getty Images

Fazer exercícios físicos é necessário para manter a saúde, mas exagerar pode acabar sendo prejudicial. Foi o que aconteceu com duas adolescentes chinesas que participaram de um desafio de ginástica e fizeram um total de mil agachamentos cada uma. Dois dias depois, ambas tiveram de ser levadas ao hospital local.

As jovens tiveram rabdomiólise, uma síndrome grave causada por uma lesão muscular direta ou indireta. O excesso de exercício provoca a morte de fibras musculares, e a consequência é a liberação de uma grande quantidade da proteína mioglobina no sangue. Esse processo afeta principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados pela urina. Em casos raros, a rabdomiólise pode até levar à morte.

Uma das jovens teve dor intensa nas pernas e não conseguia mais dobrá-las na posição de agachamento. A urina dela começou a ficar marrom, e o jeito foi procurar o hospital mais próximo. As adolescentes foram tratadas por terapia intravenosa para limpar a alta quantidade de mioglobina e sobreviveram.

Qualquer condição que danifique os músculos pode levar a uma rabdomiólise. Outras causas são infartos e queimaduras de terceiro grau(Com informações da Revista Galileu)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?