Quer perder peso? Especialista dá dicas para emagrecer depois dos 40
Médico especializado em perda de peso revela porque fica mais difícil emagrecer na meia-idade
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas mudanças são inevitáveis com a idade e engordar faz parte desse processo. É o que explica o médico Edson Ramuth. Segundo ele, “a taxa metabólica basal, que representa a quantidade mínima de energia gasta que o organismo demanda para estar vivo, tende a reduzir a medida do envelhecimento”, e isso pode ter um impacto maior nas mulheres que querem emagrecer depois dos 40 anos. Elas já sofrem com as oscilações hormonais e a menopausa, fatores que contribuem com a perda de massa magra e o ganho de peso.
Além disso, não dedicar tempo para uma alimentação correta, não fazer atividades físicas e não ter uma boa noite de sono podem atrapalhar ainda mais o emagrecimento e, de quebra, aumentar o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. O cortisol elevado pode provocar o desejo por alimentos cheios de gordura e açúcar.
Mas nem tudo está perdido: existem estratégias específicas para contornar essa situação, e Ramuth separou quatro dicas para quem quer emagrecer sem ter que recorrer a métodos “milagrosos”. Confira:
Não faça dietas impossíveis e sem acompanhamento!
Em primeiro lugar, o mais importante: nunca adote nenhum tipo de dieta sem acompanhamento médico. Cada ser humano é único e isso faz com que as pessoas tenham especificidades diferentes. Por isso, o mais importante, caso você queira emagrecer, é justamente procurar por um especialista.
Acredite na constância
O corpo não engorda de um dia para o outro e nem perde quilos. Para emagrecer e manter o peso, é preciso mudar seus hábitos e encontrar uma alimentação equilibrada. “Costumo dizer que se a pessoa tem que passar fome, mesmo em déficit calórico (consumir menos calorias do que gasta), é porque a dieta está errada. Afinal, quem consegue continuar algo dessa forma? A ideia é seguir uma estratégia que consiga ser implementada em seu dia a dia, adquirindo um novo estilo de vida, com uma alimentação mais saudável”, pontua Ramuth.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.