Quer perder gordura na barriga? Evite esses 5 hábitos noturnos
O acúmulo de gordura no abdômen pode estar a ligado a vários fatores, entre eles a má qualidade do sono e o consumo de álcool
atualizado
Compartilhar notícia
A gordura abdominal consiste no acúmulo de células adiposas de forma subcutânea, visível, ou visceral, quando está ao redor dos órgãos. A gordura nesta região do corpo esteticamente incomoda e é bastante prejudicial à saúde.
A nutricionista Laura de Souza Silva, que atende em Brasília, explica que os hábitos noturnos são determinantes para a concentração de gordura na barriga. “A insulina, hormônio responsável por fazer o transporte da glicose para dentro das células, funciona melhor de dia. De noite, ela não funciona tão bem e favorece a gordura localizada”, diz.
Confira alguns hábitos noturnos que podem favorecer o crescimento da barriga:
1. Consumo de alcóol
O exagero na ingestão de bebidas alcoólicas é um dos fatores que contribuem para a formação e o aumento da gordura abdominal. As bebidas são líquidos calóricos, difíceis de metabolizar. O organismo pode ainda entrar em desequilíbrio hormonal se existe o hábito de beber à noite.
2. Atrasar o sono
Muita gente atrasa o sono para checar as redes sociais em busca de novidades ou responder alguma mensagem pendente que sobrou do dia.
“Ter o celular em mãos antes de dormir pode contribuir para a formação da gordura abdominal, pois a luz azul interfere na qualidade do sono. Ela reduz a produção de melatonina, o que atrapalha o descanso”, comenta Laura.
3. Tomar café
O café é uma bebida estimulante e útil para manter as pessoas acordadas, mas não é uma boa ideia consumi-lo perto da hora de dormir, pois a falta de sono pode aumentar os níveis de grelina, conhecido como hormônio da fome. O ideal é beber café até às 16h, no máximo.
4. Assistir TV
Maratonar séries e filmes à noite é o hobby de muitas pessoas. Assim como os celulares, as televisões emitem a luz azul, que piora a qualidade do sono e interfere em como o corpo metaboliza os alimentos consumidos durante o dia.
5. Comer antes de deitar
“Comer muito na hora de dormir não é uma boa ideia, já que pode atrapalhar na ação hormonal da insulina, bem como no processo digestivo. Alimentos pesados à noite dificultam a qualidade do sono e suas calorias não gastas são acumuladas na barriga”, afirma a nutricionista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.