metropoles.com

Quer parar de tomar café? Conheça os sinais da abstinência de cafeína

Existem alguns castigos ao cortar consumo de cafeína. Fortes dores de cabeça, por exemplo, podem surgir como sintoma de abstinência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jamie Grill
Mulher com dor de cabeça diante de notebook e segurnado copo com a mão esquerda
1 de 1 Mulher com dor de cabeça diante de notebook e segurnado copo com a mão esquerda - Foto: Jamie Grill

Parar de tomar café está entre os seus planos para 2023? É importante considerar que deixar o hábito pode trazer efeitos colaterais.

“A cafeína é a droga lícita de maior aceitação social e mais largamente utilizada no mundo. Além de atuar como estimulante do sistema nervoso central, ela provoca alguns efeitos como o aumento do estado de alerta, foco e atenção, a redução da sensação de fadiga e cansaço e o aumento da capacidade de realização de algumas tarefas, como atividade física”, explica a nutricionista Carla Castro, especialista em neuropsiquiatria, em entrevista ao Metrópoles.

Ela lembra que, segundo o FDA, agência regulatória equivalente à Anvisa nos EUA, a quantidade segura de cafeína para adultos por dia é de até 400 mg. Uma xícara de 200 ml de café, por exemplo, tem 90 mg da substância.

Carla ensina que, para quem quer parar de beber café, a recomendação é reduzir progressivamente a dose diária e, depois de algumas semanas, alternar os dias de consumo. “A tentativa de reduzir ou cessar o uso da cafeína abruptamente pode gerar desconforto”, afirma.

A nutricionista Victoria Taylor também alerta sobre parar de uma vez com o hábito. “Se estiver acostumado a beber líquidos com cafeína, cortar rapidamente pode causar dores de cabeça, cansaço e letargia ou dificuldade de concentração”, afirma, em entrevista ao Daily Mail. Confira alguns dos sintomas de abstinência:

Dor de cabeça

A neurocientista Barbara Sahakian, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, explica que a cafeína contrai os vasos sanguíneos do cérebro e, com o tempo, o usuário se acostuma. No entanto, na ausência da substância, os vasos relaxam e uma quantidade de sangue fora do padrão é bombeada para o cérebro, causando a dor.

“Os sintomas começam, normalmente, 12 a 24 horas após a interrupção da ingestão de cafeína e atingem o pico em um ou dois dias, mas podem persistir por muito mais tempo”, conta Barbara. Ela acrescenta que dores de cabeça também podem ser sintoma de desidratação, excesso de álcool e estresse.

Cansaço

Sem café, a moleza é comum. A cafeína se assemelha estruturalmente a uma substância química que está naturalmente presente em nosso cérebro, chamada adenosina, que é responsável pela sonolência.

A cafeína se encaixa nos receptores de adenosina e bloqueia a substância química, fazendo o usuário se sentir mais acordado. Uma vez que o efeito do café acaba, volta o cansaço e sono.

Os efeitos da abstinência são exagerados em pessoas que bebem café ou chá todos os dias — com o consumo, a química do cérebro muda e mais receptores de adenosina são produzidos para acompanhar o suprimento constante de cafeína.

Assim, se desenvolve uma tolerância à substância e o usuário fica com mais a vontade de tirar uma soneca quando para de tomar café.

Mau humor

É notório que o café pode melhorar o humor. O estimulante aumenta a liberação dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina, que influenciam no humor, emoções, nível de glicose no sangue e frequências cardíaca e respiratória.

Ao parar de beber café, os sinais químicos são enviados em um ritmo mais lento, o que pode causar queda no humor e nos níveis de energia.

Falta de foco

Assim como a fadiga, a ausência de café influencia nos níveis de concentração. Um estudo americano publicado na revista científica Consciousness and Cognition em 2020 apontou que a cafeína pode melhorar a capacidade de resolução de problemas.

A substância afeta os elementos químicos do cérebro, incluindo o glutamato, que é vital para o aprendizado e a memória.

Quando o efeito passa, os hormônios se realinham e as substâncias químicas que ajudam na concentração começam a ser enviadas em um ritmo mais lento, o que resulta na dificuldade de concentração.

Náusea

Não é raro sentir sintomas semelhantes aos da gripe, como náusea e sensação de enjôo, quando se para com o café, de acordo com um estudo publicado no Johns Hopkins Medical Journal em 2004.

Tremores

Nervosismo e tremedeiras podem ocorrer ao beber muito café, já que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Mas, embora raro, esse também pode ser um sintoma de abstinência para pessoas com dependência grave. A recomendação para lidar com o sintoma é apenas esperar passar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?