Quer emagrecer? Pesquisa ensina como fazer isso comendo batatas
Pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food mostra opção que auxilia no emagrecimento e, de quebra, previne a diabetes
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou que substituir alimentos calóricos por batata inglesa ou feijão favorece a perda de peso e auxilia na prevenção da diabetes, ao diminuir o açúcar no sangue.
O trabalho foi publicado no Journal of Medicinal Food em 11/11 e, segundo os autores, contribui para reabilitar o tubérculo em dietas de emagrecimento.
A pesquisa foi realizada com 36 adultos, com idades entre 18 a 60 anos, que tinham sobrepeso, obesidade ou resistência à insulina. Eles responderam questionários sobre hábitos alimentares e tiveram os indicadores de massa corporal aferidos.
Em seguida, foram divididos em grupos. O primeiro grupo recebia uma dieta que incluía feijão, ervilha, carne ou peixe, e o segundo, batata com carne ou peixe. Além disso, cerca de 40% do consumo habitual de carne dos participantes foi substituído por feijão e ervilha ou batata.
As duas dietas resultaram em uma perda média de 5 quilos, sendo que a dieta com batatas teve o mesmo impacto da troca por feijão e ervilha. “Demonstramos que, ao contrário da crença comum, as batatas não afetam negativamente os níveis de glicose no sangue”, afirmou a professora Candida Rebello, do Pennington Research Center, no estado de Louisiana.
Refeições menos calóricas
“O aspecto principal do nosso estudo é que não reduzimos o tamanho das porções das refeições, mas diminuímos a quantidade calórica fazendo a substituição por batatas”, explicou a professora Candida Rebello, do Pennington Research Center, no estado de Louisiana.
Em nota de divulgação sobre o trabalho, a pesquisadora acrescentou, que ao substituir parte de carne por batata, os participantes ficaram mais satisfeitos e muitas vezes nem terminaram a refeição.
Os pesquisadores acreditam que, com o estudo, a batata poderá deixar de ser considerada uma vilã do emagrecimento. Eles afirmam também que ter uma alimentação balanceada e com nutrientes variados contribui para a saúde e a adesão à dieta.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.