Quer doar sangue? Fique atento aos pré-requisitos
O doador deve ter 16 anos ou mais, pesar acima de 50 quilos e não fazer uso de medicamentos. Caso queira, o Hemocentro pode agendar a doação
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Hemocentro de Brasília está realizando campanha para garantir doações de sangue antes do Carnaval. É preciso ficar atento aos pré-requisitos para quem quer contribuir com os estoques da instituição. São eles: ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem apresentar um formulário de autorização; pesar mais de 51 quilos e ter índice de gordura corporal acima de 18,5% e não fazer uso de medicamentos.
Os interessados em doar sangue não podem estar em jejum. Cuidar da alimentação no dia anterior, assim como beber bastante água, é importante. Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.
- Para doar sangue é preciso se planejar. O Hemocentro recomenda que os doadores durmam pelo menos seis horas na noite anterior, que não consumam bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e que não fumem até duas horas antes da doação.
É possível agendar a doação antes do carnaval pelo telefone 160, opção 2. O agendamento é opcional e dá direito à senha preferencial no horário marcado. De acordo com o site do Hemocentro, sextas e sábados costumam ser os dias de maior movimento. No feriado de Carnaval, o horário de atendimento será modificado. Fique atento:
Sábado (2): das 7h às 18h.
Domingo: fechado.
Segunda (4): das 7h às 13h.
Terça (5): fechado.
Quarta (6): das 14h às 18h.
- Quem for doar sangue deve levar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Não são aceitos crachás funcionais, nem carteiras estudantis.