Compartilhar notícia
O pilates é um dos queridinhos de quem busca uma prática física com exigência, mas que também conecte corpo e bem-estar de uma forma mais integral do que o faz a musculação. Para algumas pessoas, no entanto, é preciso ter cuidado antes de embarcar na prática.
“O pilates é um método que orienta a prática de exercícios buscando controle dos movimentos, fortalecimento da musculatura, consciência corporal e reeducação dos movimentos. A prática é benéfica para homens e mulheres”, diz ortopedista Rodrigo Stuginski, do Hospital Santa Catarina Paulista, em São Paulo.
Para o Stuginski, no entanto, é preciso sempre fazer uma consulta com um especialista para que o pilates ajude no processo de emagrecimento e definição sem causar nenhum dano para saúde. É a recomendação que também se encaixa para qualquer exercício físico.
“As pessoas com quadro de doença inflamatória aguda em tratamento, pessoas em recuperação de cirurgias recentes, casos de lesões do sistema músculo esquelético recente ainda em recuperação devem evitar atividades físicas e só devem iniciar ou retornar a prática do pilates após liberação pelo seu médico”, diz ele.
Leia mais orientações no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.