metropoles.com

Queimação na boca? Conheça sintomas curiosos da menopausa

Sintomas da menopausa são provocados por mudanças hormonais que ocorrem, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher na menopausa, com calor, em frente ao ventilador - Metrópoles
1 de 1 Mulher na menopausa, com calor, em frente ao ventilador - Metrópoles - Foto: Getty Images

Ao entrar na menopausa é comum que as mulheres enfrentem alguns sintomas característicos das variações hormonais, como mudanças de humor, ondas de calor, redução do desejo sexual e insônia.

A queda da produção dos hormônios estrogênio e progesterona junto ao fim da menstruação – geralmente entre os 45 e os 55 anos de idade – tem efeitos importantes no corpo feminino, que pode responder de diversas maneiras, sendo a experiência individualizada para cada mulher.

Alterações na pele, unhas e cabelos, inchaço, aumento do peso, facilidade em acumular gordura na região da cintura e nevoeiro cerebral, que corresponde ao períodos de esquecimento, também são sintomas bastante relatadas. Veja alguns que são menos comuns e podem ser até considerados curiosos:

Queimação na língua

A Pesquisa Anual de Menopausa 2022, realizada pela fabricante de suplementos Dr.Vegan com mil participantes da Grã-Bretanha, mostrou que 8% das mulheres sentem queimação na língua. O sintoma é mais comum entre aquelas que também têm secura na boca, formigamento, dor ou experimentam gostos metálicos.

A queimação também pode ser sentida ao redor do céu da boca, nos lábios ou dentro das bochechas e piora quando elas ingerem líquidos quentes, como chás. A causa é relacionada por médicos aos níveis mais baixos de estrogênio, que ativam os nervos sensíveis à dor ao redor das papilas gustativas na língua.

Mau cheiro

Quando os níveis de estrogênio caem e ocorrem as ondas de calor, a glândula hipotálamo no cérebro entende que está ocorrendo um superaquecimento do corpo, fazendo com que ele sue excessivamente para balancear a temperatura. Essa combinação pode levar a um odor corporal desagradável.

Com a queda do estrogênio os níveis de testosterona se tornam relativamente mais altos, o que pode aumentar os níveis de bactérias do suor.

Choques elétricos

Algumas mulheres relatam sentir choques elétricos em qualquer parte do corpo momentos antes de sofrer uma onda de calor. O mais comum é que eles ocorram na testa, alguns chegam a ser intensos. Especialistas acreditam que eles podem ser provocados por flutuações dos níveis hormonais que podem levar a falhas do sistema nervoso.

Formigamento

O sintoma ocorre, na maioria das vezes, no início das mudanças hormonais ou logo após o último período menstrual e desaparece naturalmente.

Dor de ouvido

Aproximadamente um quinto das mulheres sofre com zumbido constante nos ouvidos neste período, de acordo com a pesquisa Dr.Vegan. O sintoma estaria relacionado à queda nos níveis hormonais e pode desaparecer sozinho.

Impacto no relacionamento

Uma pesquisa com mil voluntárias, conduzida pelo Family Law Menopause Project e pela Newson Health Research and Education mostrou que sete em cada dez mulheres que enfrentam dificuldades conjugais ou passam por uma separação culpam os sintomas da menopausa.

Algumas afirmam que o período coincidiu com o aumento de discussões com os parceiros e até em abusos domésticos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?