Queda de cabelo? Experimente passar suco de cebola no couro cabeludo
As substâncias presentes no suco de cebola melhoram a circulação sanguínea ao redor dos folículos capilares
atualizado
Compartilhar notícia
As causas para a queda de cabelo podem ser variadas – como, por exemplo, alterações hormonais, anemia, gravidez e infecções virais, como a Covid-19. O certo, entretanto, é que a experiência costuma ser bastante desagradável para quem está passando por ela.
O cirurgião de transplante capilar Sam Cinkir sugeriu, em entrevista ao jornal The Sun, que as pessoas tentem um truque simples antes de recorrem a tratamentos mais complexos. Segundo ele, que dirige o grupo inglês Este Medical Group, passar cebola no couro cabeludo pode ser uma boa saída para o problema.
“Muitos pacientes procuram maneiras diferentes de interromper o declínio e promover o crescimento do cabelo, e o suco de cebola é um dos remédios caseiros mais eficazes”, disse o especialista em cabelo e pele.
O suco pode ser extraído batendo a cebola no liquidificador. Depois, o líquido deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo por, no mínimo, 15 minutos.
De acordo com o especialista, as substâncias presentes no sumo melhoram a circulação sanguínea ao redor dos folículos capilares, o que é essencial para evitar a queda dos fios.
A cebola também é rica em enxofre, mineral necessário para a produção de enzimas e proteínas necessárias para o crescimento do cabelo.
Ação comprovada
Um estudo de 2002, realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Bagdá, no Iraque, já mostrou os benefícios do vegetal no combate à alopecia areata, doença caracterizada por intensa queda de cabelo em áreas específicas.
Os pesquisadores dividiram os 38 participantes do estudo em dois grupos – os do primeiro grupo aplicaram suco de cebola no couro cabeludo duas vezes por dia durante dois meses e os do segundo grupo apenas usaram a água da torneira para lavar a cabeça.
Em seis semanas, 20 pacientes (86,9%) observaram o crescimento do cabelo, com maior predominância entre os homens (93,7%) em comparação com mulheres (71,4%). Entre os participantes do grupo de controle, tratados com água da torneira, o crescimento do cabelo foi aparente em apenas dois pacientes (13%).