Que secura! Aprenda 3 receitas leves e refrescantes para se hidratar
Nutricionista indica preparos com ingredientes ricos em líquidos, que auxiliam na hidratação e tornam os dias secos menos desagradáveis
atualizado
Compartilhar notícia
A baixa umidade do ar, característica desta época do ano, tende a trazer diversos incômodos para a saúde, que vão desde a pele ressecada até problemas nas vias respiratórias.
Nestes dias, é importante dar uma atenção especial para a hidratação. Incluir receitas refrescantes e ricas em água, como sucos, chás, picolés e sobremesas caseiras, tornará os períodos de maior secura menos desagradáveis.
“Há pessoas que não gostam de beber água e têm dificuldades para tomar a quantidade recomendada. A hidratação delas pode ser complementada por outros alimentos que as agradem”, afirma a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.
Ela sugere três receitas com até quatro ingredientes que são fáceis de serem preparadas em casa:
Picolé verde
Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi;
500 ml de água de coco;
2 folhas grandes de couve-manteiga crua;
6 folhas de hortelã.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura nas forminhas de picolé e leve ao refrigerador até congelar.
Mousse de Maracujá
Ingredientes:
300 ml de suco de maracujá;
3 claras de ovo;
3 folhas de gelatina;
1 pote de iogurte desnatado;
Modo de preparo
Bata as claras em neve e acrescente o iogurte, batendo sempre. Faça a gelatina conforme as instruções da embalagem e acrescente o suco de maracujá e as claras batidas com o iogurte.
Picolé de melancia
Ingredientes
200 g de melancia em cubos;
1 xícara de chá de hibisco;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de gengibre ralado.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para congelar em forminhas de picolé por 24 horas.
Outra dica é saborizar a água com rodelas de frutas como laranja, limão e morango e ingredientes refrescantes que dão mais gosto à bebida – gengibre e hortelã, por exemplo.
Laura explica que, quando uma pessoa está desidratada, o corpo emite um sinal de fome que, na verdade, está relacionado ao baixo consumo de líquidos. “Estar bem hidratado ajuda a evitar a retenção de líquidos, diminuindo o aspecto de inchaço”, afirma Laura de Souza Silva.