Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em superfícies?
A capacidade de resistência do vírus fora do corpo humano é um dos principais fatores que contribuem para sua disseminação
atualizado
Compartilhar notícia
Para o bem de todos nós, a comunidade científica internacional está em uma corrida frenética com o objetivo de obter informações sobre o novo coronavírus.
Na última terça-feira (17/03), cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton divulgaram um estudo em que detalham o tempo de sobrevivência do novo vírus em diferentes superfícies.
De acordo com o trabalho, ele consegue viver até 72 horas em materiais como aço inoxidável ou plástico, como o teclado do seu computador, por exemplo. O Sars-Cov-2 aguenta até 24 horas em caixas de papelão e até 4 horas em objetos de cobre.
Suspenso no ar, em gotículas aerolizadas – que são sua principal forma de disseminação –, ele permanece entre 40 minutos e 2h30.
Em relação a tecidos, ainda não há informações específicas, mas pesquisas realizadas com outros vírus da mesma família estabelecem um tempo de sobrevivência entre 72 e 96 horas.
O que fazer? Caprichar na limpeza com substâncias desinfetantes. Para tanto, use álcool em gel 70% ou água sanitária e sabão.
“Uma das características deste vírus é ser bastante resistente em algumas superfícies, mas também ser muito sensível à água e sabão. Reforçar a limpeza é uma maneira eficiente de combatê-lo”, aponta o sanitarista Claudio Maierovitch, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).