Quanto tempo após a recuperação da gripe posso voltar a malhar?
Retorno às atividades físicas após o descanso e isolamento deve ser gradual e depende de cada pessoa, explica médico
atualizado
Compartilhar notícia
Com a alta nos casos de gripe em todo o país, a rotina de boa parte da população ficou comprometida. A doença exige descanso (e isolamento de, no mínimo, três dias), e o corpo precisa de tempo para se recuperar da invasão do vírus influenza.
Depois da cura, um dos questionamentos é quanto à volta às atividades físicas: quando já é seguro para o corpo retomar a rotina de exercícios? Segundo o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama, o caso de cada paciente deve ser avaliado pelo médico antes de ser liberado o retorno à academia.
“Se for uma gripe leve, sem gravidade, normalmente pode retornar 24h após o fim dos sintomas. Assim que estiver bem, pode voltar. Mas se o paciente foi internado, ou teve sinais de quadro grave, é preciso que o médico determine se há contraindicação para o retorno”, ensina o profissional.
Ele recomenda que, de toda maneira, o paciente recuperado volte de forma leve e gradual aos exercícios, respeitando o tempo do corpo.