metropoles.com

Até no café da manhã? Saiba quanto comer de proteína em cada refeição

Nutricionistas explicam qual a ingestão adequada de proteínas por refeição. Macronutriente é essencial para o funcionamento do corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Composição com alimentos ricos em proteínas
1 de 1 Composição com alimentos ricos em proteínas - Foto: Getty Images

As proteínas são o macronutriente mais importante do prato de quem deseja ter uma boa saúde. Elas participam dos processos de renovação celular e da produção de enzimas, hormônios e outras substâncias essenciais ao funcionamento do corpo.

Encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, as proteínas são a principal matéria-prima para a construção da massa magra. Mas, como, dosá-las de maneira correta?

Em primeiro lugar, é necessário saber que o organismo não faz reservas energéticas de proteínas. Quando o consumo delas é exagerado, o excesso é dispensado pela urina. Também não adianta focar apenas nelas, já que a alimentação é complexa e demanda um equilíbrio de todos os nutrientes.

A recomendação diária dos nutricionistas é a ingestão de cerca de 0,8 gramas de proteína para cada quilo corporal, o que representaria 56g para alguém com 70kg. Essa quantidade do macronutriente é encontrada em cerca de 180g de peito de frango cozido ou 2,5 dosadores de whey protein.

“A meta proteica não é difícil de ser batida, ainda mais se consideramos que a base da alimentação nacional, o arroz e feijão, é muito rica neste macronutriente. Com uma alimentação equilibrada, não costuma faltar proteínas, mas é preciso planejar as refeições para que elas estejam bem distribuídas em todas as refeições”, explica a nutricionista Alessandra Luglio, diretora do Departamento de Nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Para alcançar os índices ideais, é preciso planejar a dieta de acordo com o peso do indivíduo e seu objetivo. Para aqueles que querem hipertrofia, o mais recomendado é que se dê um reforço na ingestão de proteínas, evitando, porém, ultrapassar índices como os de 2 g por kg corporal.

“A dieta é formulada de acordo com o peso e com a idade, então é sempre importante lembrar que não existe uma prescrição para todos. Por isso, recomendamos sempre consultar um nutricionista para conseguir um bom plano alimentar, pensando nas individualidades de cada pessoa”, diz o nutricionista Bruno Rua, de Brasília.

Em linhas gerais, ele recomenda que se concentre de 30 a 40% da ingestão diária de proteínas em cada uma das refeições principais (almoço e jantar) e que os 30% restantes sejam distribuídos no café da manhã e nos lanches realizados durante o dia.

Sendo assim, no caso de alguém que precise ingerir 56g de proteína por dia, uma boa distribuição seria de cerca de 20g em cada uma das refeições principais, o equivalente a dois ovos e uma concha cheia de lentilhas cozidas. No café da manhã, é possível conseguir 15% da ingestão recomendada apenas com um copo de 200 ml de leite e um punhado de amêndoas.

3 imagens
Elas são essenciais para o funcionamento do corpo
O consumo de proteínas deve ser feito em todas as refeições
1 de 3

As proteínas são encontradas em uma variedade de alimentos

Getty Images
2 de 3

Elas são essenciais para o funcionamento do corpo

Getty Images
3 de 3

O consumo de proteínas deve ser feito em todas as refeições

Getty Images

Qual o limite máximo de proteína por refeição?

É preciso evitar a ingestão exagerada de proteínas em uma única refeição. Ao ingerir quantidades elevadas pode ocorrer uma sobrecarga dos rins e, caso isso se torne frequente, é possível até um comprometimento no funcionamento do órgão.

Passar da conta usando suplementos alimentares é, literalmente, jogar dinheiro pelo ralo, pois o organismo tem capacidade limitada de processamento. Comer muita proteína pode resultar em ganho de peso, uma vez que o excesso pode ser armazenado em forma de gordura no corpo. O ideal é não ultrapassar 2g por kg corporal.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?