Quantidade de calorias exigidas pelo corpo muda com a idade. Entenda
A necessidade de consumo de calorias para o funcionamento do corpo humano muda a partir dos 20 anos de idade, afirmam nutricionistas
atualizado
Compartilhar notícia
O corpo humano queima calorias a todo o tempo, já que precisamos de energia para fazer mesmo as coisas mais simples, como respirar. A quantidade de combustível necessária, porém, se altera com a idade: enquanto jovens precisam de mais calorias, conforme o organismo envelhece, o tanque passa a funcionar com menos.
“Bebês e crianças, por exemplo, aparentemente consomem menos calorias que adultos, mas quando colocamos isso de forma proporcional ao seu tamanho, vemos que eles comem muito mais“, explica o professor de antropologia evolutiva na Universidade de Duke (EUA), Herman Pontzer, em entrevista ao jornal The New York Times.
As referências de dieta dos Estados Unidos e do Canadá de 2023 apontam que a perda proporcional de calorias necessárias começa aos 20 anos. “São cerca de 11 calorias a menos ao ano para homens e sete para mulheres”, afirma a professora Susan Roberts, reitora da Faculdade de Medicina Geisel.
Segundo ela, esta queda de necessidade calórica é mais evidente a partir dos 60 anos, quando o corpo tem maior dificuldade para perder peso. “O cérebro diminui de tamanho, assim como a musculatura do corpo, o que exige uma quantidade cada vez menor de calorias para a manutenção do organismo”, ensina.
Os nutricionistas alertam que não é apenas a idade que pesa na conta. O gênero, a quantidade de atividade física e a altura também são importantes.
Se o objetivo for se manter em forma, é importante adequar a quantidade de calorias. De acordo com os especialistas, ainda que existam tabelas de referência, a melhor forma de observar se você está comendo além do que o corpo precisa é simples: basta observar o acúmulo de gordura e o ganho de peso.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!