metropoles.com

Qualidade do sono pode influenciar ciclos menstruais, aponta pesquisa

Estudo aponta que menstruação de mulheres que dormem menos tem 44% mais chances de ser irregulares e 70% de serem mais intensas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Boy_Anupong/Getty Images
Mulher tentando dormir
1 de 1 Mulher tentando dormir - Foto: Boy_Anupong/Getty Images

Ciclos menstruais  podem ser influenciados pelo sono. De acordo com estudo publicado no Journal of Sleep Research, o período menstrual de mulheres que dormem menos de seis horas por noite tem 44% mais chances de ser irregular e 70%  mais probabilidade de ter maior intensidade, quando comparado ao de mulheres com um sono de sete a nove horas.

Foram analisados dados de 579 adultas com idades entre 22 e 60 anos que participaram da pesquisa de Atividade de Sono e Saúde, Dieta, Meio Ambiente e Socialização (Shades). As participantes classificaram a regularidade e intensidade da menstruação, a qualidade do sono e a sensação de cansaço durante o dia.

Para os pesquisadores, os resultados “demonstram uma associação entre curta duração, má qualidade do sono, fadiga, estresse e depressão com sangramento mais intenso e irregularidade do ciclo menstrual, destacando a necessidade de mais estudos para melhorar as opções de tratamento.”

Kat Kennedy e Sara Nowakowski, autoras do estudo, contaram em entrevista para o site de divulgação científica The Conversation que quando as mulheres apresentam sintomas de irritabilidade e fadiga antes ou durante a menstruação, elas podem sofrer com problemas no sono. Em contrapartida, a própria insônia é capaz de intensificar os sintomas pré-menstruais, dificultando ainda mais uma boa noite de sono.

Outros estudos apontam que a tendência de uma pior qualidade do sono é maior nas mulheres, principalmente em idosas. Segundo o Ministério da Saúde, a insônia pode ser definida como uma experiência de sono inadequado, com dificuldade em iniciar ou manter o sono, despertar precoce e a sensação de que o sono não foi capaz de recuperar do cansaço.

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto do Sono revelou que a dificuldade de dormir afeta 66,8% dos brasileiros na pandemia. O levantamento ouviu 1.600 pessoas de 24 estados no Brasil, que responderam a um questionário virtual. Além disso, 59,4% das pessoas acordam várias vezes durante a noite.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?