Malhando? Saiba quais músculos do corpo demoram mais a crescer
Em algumas partes do corpo, os músculos demoram mais a aparecer. Saiba por que isso ocorre e como potencializar o treino nessas partes
atualizado
Compartilhar notícia
A melhor receita para ganhar músculos envolve alimentação balanceada e rotina de treinamentos consistente. Entretanto, mesmo fazendo tudo certo, há partes do corpo que demoram mais para se desenvolver.
Educadores físicos ouvidos pelo Metrópoles explicam que três grupos musculares dividem o posto de mais difíceis de malhar: o tríceps, a parte interna das coxas e a panturrilha. São músculos que, de forma geral, demoram mais a ganhar volume devido à composição fibrosa que possuem.
“O tríceps (braço), a parte interna das coxas e a panturrilha nunca irão crescer tão rapidamente quanto os outros grupos musculares. As fibras que eles possuem são diferentes”, explica o personal trainer Carlos Bruce, do Rio de Janeiro.
É importante destacar que a composição corporal de cada indivíduo também conta para o resultado final – além de gênero e idade, importa a genética pessoal. “A tendência de hipertrofia depende de fatores bastante particulares. O treino é o estímulo nescessário para o resultado, mas há diferenças entre as pessoas”, defende o personal trainer Caio Signoretti, de Belo Horizonte.
Como os músculos crescem?
Os cerca de 600 músculos do corpo humano estão distribuídos entre musculaturas lentas (com fibras de tom avermelhado), rápidas (mais esbranquiçadas) e mistas.
As musculaturas lentas são as que aguentam o peso do dia a dia: usadas na maioria dos movimentos, elas são menos elásticas. As rápidas são feitas para explosões de movimento e força, como um tiro de corrida ou o levantamento de uma carga.
A panturrilha e a região interna das coxas são musculaturas mistas, enquanto o tríceps é uma musculatura rápida praticamente pura. Isso leva esses três grupos musculares a terem uma tendência de fadiga durante a rotina de exercícios.
Os três grupos musculares também não estão envolvidos em movimentos comuns do dia a dia, o que também dificulta o desenvolvimento deles.
No entanto, os profissionais garantem que um treino focado nestes grupos musculares é capaz de superar as dificuldades naturais.
“É possível treiná-los e incluir atividades no dia a dia que aumentem o uso. Para as panturrilhas, ficar na ponta dos pés e subir escadas são exemplos de ótimos treinamentos. Para a parte interna das coxas, exercícios em que se comprimem objetos funcionam bem. Já para os tríceps, o ideal é fazer movimentos que estendam os cotovelos empurrando objetos pesados ou fazendo flexões”, aconselha Guilherme Camargo, de Brasília
Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!