Quais são as chances do DIU falhar? Obstetra responde
Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer
atualizado
Compartilhar notícia
A história do casal Brenda Nathielle Teixeira e Lucas Lopes viralizou nas redes sociais. Ela engravidou mesmo usando dispositivo intrauterino (DIU) e já tendo feito laqueadura. O assunto despertou curiosidade sobre a eficiência dos métodos contraceptivos, especialmente sobre o DIU.
Quais as chances do DIU falhar?
As chances de falha do DIU variam entre 0,2 a 0,6% (a depender do modelo). Já a laqueadura tem taxa de falha de 0,5%.
“Traduzindo estes números, significa que de 1.000 mulheres usando um DIU de cobre, por exemplo, 6 vão engravidar em 1 ano (taxa semelhante à da laqueadura). Podemos ver que a taxa de falha dos dois métodos é bem parecida”, afirma Dúnia Poli do Valle, médica e obstetra.
Segundo ela, todo método com menos de 1% de falha é considerado um método muito bom. Este é o caso de todos os modelos de dispositivos intrauterinos (cobre, cobre e prata, com levonorgestrel), da laqueadura, da vasectomia e do implante subdérmico.
“São métodos tão bons que quando falham viram notícia, viralizam e geram muito engajamento nas redes. Isso provoca um efeito de viés de confirmação para quem já não confia muito nos métodos, porque se é só o que aparece na mídia, a impressão que se tem é de que são métodos muito falhos, mas não são”, ressalta.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!