Pudim de chia: aprenda a fazer sobremesa fit cheia de benefícios
Sobremesa fit de sabor leve pode ajudar o corpo a equilibrar os níveis glicêmicos, além de regular o trânsito intestinal
atualizado
Compartilhar notícia
Em época de calor, ninguém resiste a uma sobremesa refrescante e saborosa. O pudim de chia é uma alternativa mais saudável que o sorvete, composto basicamente de açúcar e gordura.
A nutricionista Jana Caiado, que atende em Brasília, afirma que a receita melhora o trânsito intestinal e favorece o controle do açúcar no sangue. Confira uma receita deliciosa de pudim de chia:
Receita de pudim de chia
Ingredientes
2 ameixas frescas pequenas;
1 copo de 200 ml de leite de amêndoas;
3 colheres de sopa de chia.
Modo de preparo
Bata as ameixas em um liquidificador com o copo de leite de amêndoas. Depois, reserve em um pote e adicione ao as colheres de chia ao líquido. Deixe repousar na geladeira por 12h. Rende uma porção.
Benefícios do pudim de chia
O pudim de chia traz vários benefícios à saúde, especialmente pela ação combinada das sementes com a ameixa, dois poderosos reguladores intestinais.
“A ameixa fresca é uma ótima opção para pessoas que sofrem com constipação. Ela é rica em fibras e contém sorbitol, um tipo de açúcar que funciona como laxante natural”, explica Jana. Essa substância potencializa os efeitos das fibras solúveis e insolúveis que compõem a chia, o que também ajuda a evitar a constipação.
Rica em fibras
Segundo a nutricionista Flávia Ribeiro, de Recife, um dos principais benefícios da chia é favorecer o trânsito intestinal. “A chia cria um gel no estômago que preenche o órgão, favorecendo a saciedade e ampliando o tempo necessário para a digestão dos alimentos, o que pode favorecer emagrecimento”, destaca Flávia, que é professora no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Recife (PE).
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!