metropoles.com

Pudim de chia: aprenda a fazer sobremesa fit cheia de benefícios

Sobremesa fit de sabor leve pode ajudar o corpo a equilibrar os níveis glicêmicos, além de regular o trânsito intestinal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Pudim de chia leite com sementes de chia e sementes secas em potes de vidro. Close. Foco seletivo
1 de 1 Pudim de chia leite com sementes de chia e sementes secas em potes de vidro. Close. Foco seletivo - Foto: Getty Images

Em época de calor, ninguém resiste a uma sobremesa refrescante e saborosa. O pudim de chia é uma alternativa mais saudável que o sorvete, composto basicamente de açúcar e gordura.

A nutricionista Jana Caiado, que atende em Brasília, afirma que a receita melhora o trânsito intestinal e favorece o controle do açúcar no sangue. Confira uma receita deliciosa de pudim de chia:

Receita de pudim de chia

Ingredientes

2 ameixas frescas pequenas;
1 copo de 200 ml de leite de amêndoas;
3 colheres de sopa de chia.

Modo de preparo

Bata as ameixas em um liquidificador com o copo de leite de amêndoas. Depois, reserve em um pote e adicione ao as colheres de chia ao líquido. Deixe repousar na geladeira por 12h. Rende uma porção.

Benefícios do pudim de chia

O pudim de chia traz vários benefícios à saúde, especialmente pela ação combinada das sementes com a ameixa, dois poderosos reguladores intestinais.

“A ameixa fresca é uma ótima opção para pessoas que sofrem com constipação. Ela é rica em fibras e contém sorbitol, um tipo de açúcar que funciona como laxante natural”, explica Jana. Essa substância potencializa os efeitos das fibras solúveis e insolúveis que compõem a chia, o que também ajuda a evitar a constipação.

Imagem mostra uma colher com chia em close
Sementes de chia possuem benefícios variados à saúde

Rica em fibras

Segundo a nutricionista Flávia Ribeiro, de Recife, um dos principais benefícios da chia é favorecer o trânsito intestinal. “A chia cria um gel no estômago que preenche o órgão, favorecendo a saciedade e ampliando o tempo necessário para a digestão dos alimentos, o que pode favorecer emagrecimento”, destaca Flávia, que é professora no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Recife (PE).

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?