Compartilhar notícia
O psyllium é a fibra dietética solúvel feita a partir de sementes e talos de plantas trituradas. Ele impacta o funcionamento do intestino, regulando a ação do órgão e aliviando tanto os sintomas da diarreia como os da constipação.
Muitas pessoas têm usado o psyllium como uma ferramenta para incentivar o emagrecimento. “De fato ele pode aumentar a saciedade, diminuindo a quantidade de comida ingerida e, por consequência, as calorias diárias, o que pode sim ajudar a emagrecer”, explica a nutricionista Flávia Gregorini.
A nutricionista Vanessa Costa complementa dizendo que a regulação intestinal dada pela fibra também é de auxílio no processo de perda de peso. “As fibras otimizam a absorção dos nutrientes, o que ajuda a equilibrar a dieta”, diz.
A fibra solúvel, porém, não é uma solução mágica e deve ser usada como mais uma estratégia em um plano mais longo de perda de peso que inclua também exercícios físicos e diminuição da ingestão de alimentos ricos em açúcares e gorduras.
Além disso, é preciso reforçar a ingestão de água para não aumentar a sensibilidade intestinal e a constipação crônica com o uso frequente do psyllium.
Leia a reportagem completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!