metropoles.com

Psoríase: médicos pedem inclusão de imunobiológicos em planos de saúde

Sociedade Brasileira de Dermatologia defende que novos medicamentos entrem para o rol de procedimentos de cobertura obrigatória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
petekarici, Getty Images
PSORIASE1
1 de 1 PSORIASE1 - Foto: petekarici, Getty Images

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está com consulta pública aberta para incluir novos tratamentos destinados a doenças graves de pele no rol de procedimentos a serem cobertos pelos planos de saúde. Defensora da proposta, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convoca profissionais da área, pacientes e familiares a se manifestarem sobre o assunto.

“A opinião de quem dedicar alguns minutos do seu dia pode ser decisiva para a saúde e o bem-estar de milhões de brasileiros. Participar desse esforço para ampliar o suporte farmacológico aos pacientes que enfrentam problemas crônicos, causadores de desconforto físico e problemas psicológicos, é uma prova de solidariedade e compromisso com o próximo”, afirma o presidente da SBD, Sérgio Palma.

Os imunobiológicos são medicamentos de última geração, obtidos por processos de biologia molecular, e são eficientes para modular o sistema imune dos pacientes. No caso em questão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia defende a inclusão dos medicamentos adalimumabe e do omalizumabe – úteis para o tratamento de doenças como psoríase, hidradenite supurativa e urticária crônica espontânea.

No Brasil, mais de 5 milhões de pessoas vivem com psoríase e, nas formas graves, além de todo o incômodo físico, a doença também resulta em cicatrizes e descamações que atrapalham a vida social dos pacientes.

A consulta pública da ANS se encerra no próximo dia 21/11 e as pessoas que se dispuserem a participar devem acessar a página da agência reguladora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?