Psiquiatra indica 5 melhores formas de cuidar da saúde mental
Médico psiquiatra comenta sobre a importância de práticas preventivas para cuidar da saúde mental e manter a mente equilibrada
atualizado
Compartilhar notícia
Uma rotina corrida, com excesso de atividades e preocupações ameaça constantemente nosso bem-estar e saúde mental. Mas algumas atitudes relativamente simples podem contribuir para o equilíbrio das emoções. Uma pessoa que pratica atividades físicas regulares, por exemplo, pode prevenir desde o mau humor até o surgimento de doenças graves.
Um exemplo é a depressão, que atinge mais de 20 milhões de pessoas só no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o psiquiatra Sérgio Rocha, diretor técnico da Clínica Revitalis, é possível prevenir alguns tipos de transtornos mentais inserindo atividades físicas na rotina, como caminhadas, se alimentar bem e dormir.
“É claro que é uma forma de prevenção. Isso significa diminuir as chances de desenvolver quadros psíquicos. No entanto, existem outros fatores que podem desencadear esses transtornos”, afirma.
O psiquiatra também lista cinco dicas que contribuem para o bem-estar e proporcionam melhor equilíbrio da saúde mental.
1. Terapia
De acordo com Rocha, cuidar da saúde mental antes de ter algum transtorno, como forma preventiva, é o ideal. “O tratamento de saúde mental não é limitado a um evento, é um trabalho contínuo, e equilibrá-lo durante a vida pode fazer diferença lá na frente”, recomenda o especialista.
Continue lendo no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.