metropoles.com

Psicóloga revela 5 truques que ajudam a reduzir a ansiedade rápido

O Brasil é o país mais atingido pela ansiedade no mundo. Psicóloga ensina cinco truques para driblar os sintomas do distúrbio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Piacquadio/Pexels
Na foto, uma mulher com as mãos na cabeça preocupada
1 de 1 Na foto, uma mulher com as mãos na cabeça preocupada - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

O Brasil se tornou o país mais ansioso do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 19 milhões de pessoas no país sofrem com os sintomas de ansiedade.

O número é alto, mas plausível quando pensamos que é praticamente impossível não sentir ansiedade nos tempos modernos, como afirma a doutora em psicologia e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Blenda de Oliveira.

Blenda lembra que é possível conviver com o distúrbio. Antes de tudo, é preciso aprender a lidar com ele. Pensando nisso, a especialista destaca 5 práticas simples que podem reduzir ou até mesmo eliminar os sintomas da ansiedade. Confira:

1 – Respiração alongada

Geralmente a ansiedade é acompanhada por uma respiração ofegante. A psicóloga explica que uma respiração alongada pode aliviar esse sintoma, além de ajudar a acalmar a mente. “O ideal é inspirar e expirar calmamente e pausadamente pelo menos três vezes seguidas. O cérebro precisa de oxigênio e esse exercício ajuda na concentração. É uma técnica que não tem contraindicação”, afirma.

2 – Faça pequenas pausas na rotina

Em meio a rotinas corridas, fazer uma pausa é imprescindível para o distúrbio não fugir de controle. “Reservar alguns minutos em várias partes do dia para você respirar calmamente e tomar um chá, fazer algo que gosta por alguns minutos, pode ajudar e muito você a não alimentar o ciclo da ansiedade. Ter tempo para relaxar, ler um livro ou ouvir música são exercícios diários essenciais para a saúde mental”, destaca Blenda.

3 – Fique um tempo desconectado

Você pode nem imaginar, mas ficar conectado o tempo todo pode ser prejudicial à saúde, alerta a profissional. Ela reforça a importância de separar algumas horas do dia para deixar o celular de lado e focar em outras tarefas que promovem o autocuidado.

“As redes sociais impõem um ideal. Você vê ali pessoas e fotos incríveis, se compara com aquilo e não considera sua própria realidade e nem sabe o que acontece nos bastidores da vida daquelas pessoas que aparentam felicidade na rede. Cuidado com isso, tenha mais tempo para o real”, adverte.

Leia o resto das dicas no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?