Protetor solar: 7 regiões que você esquece de proteger no dia a dia
Dermatologista revela sete partes do corpo que frequentemente são negligenciadas na hora de passar o protetor solar
atualizado
Compartilhar notícia
Aplicar protetor solar diariamente é essencial para proteger a pele, o maior órgão do corpo humano, e prevenir doenças como o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum no Brasil, afetando homens e mulheres.
No entanto, mesmo quem utiliza o produto religiosamente todos dias, acaba se esquecendo de proteger algumas áreas do corpo. Pensando nisso, a dermatologista Ana Maria Pellegrini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica quais são as regiões mais esquecidas e por que elas não devem ser negligenciadas. Confira:
1 – Pálpebras
As pálpebras e também a região dos olhos viraram preocupação mundial pelo aumento da incidência de câncer de pele, que já chega a 10% nessas áreas frequentemente negligenciadas, segundo pesquisa de 2017 da Universidade de Liverpool. O estudo constatou que, ao passar filtro solar no rosto, a tendência é esquecer cerca de 10% da face – incluindo pálpebras e região entre o canto interno do olho e o nariz.
“Uma proteção solar adequada deve ser feita efetivamente com a cobertura de todo o rosto, além do uso de chapéus e principalmente óculos de sol, já que a área dos olhos tem uma pele extremamente fina e suscetível a danos, inclusive câncer”, explica a dermatologista.
A profissional lembra que a pele da região dos olhos é muito delicada, e por isso alguns filtros podem causar irritação. Dessa forma, o paciente deve priorizar produtos oftalmologicamente testados, protegendo a área sem correr risco de reação.
“Mas o dado mais importante para tirar desta pesquisa é a importância de acessórios na proteção solar, como os óculos de sol, que não resguardam apenas os olhos e córneas; eles são importantes para proteger, também, a pele das pálpebras propensas a câncer”, afirma.
2 – Nariz
Tanto a ponta quanto a lateral do nariz não podem ser esquecidas. “Há uma tendência de negligenciar todo o contorno do nariz ou passar rápido demais pela região. Essa é uma área que não podemos economizar e nem esquecer de passar no contorno das narinas. O câncer de pele também pode surgir nessa região”, explica a médica.
3 – Lábios
Os lábios, além de serem constituídos por uma pele muito fina e sem glândulas sebáceas, estão muito expostos à radiação solar. “Quando ocorre câncer de pele nos lábios, em aproximadamente 90% dos casos, ele ocorre no lábio inferior e o tipo mais comum de câncer de pele nos lábios é o carcinoma espinocelular”, alerta Ana.
Por isso, é importantíssimo aplicar protetor específico para a região dos lábios com FPS 30 ou maior, diariamente, e reaplicar a cada 2 horas ou após comer ou beber, orienta a médica.
4 – Orelhas
Você se lembra da última vez que passou protetor solar nas orelhas? “Essa é uma região muito esquecida, mas que, principalmente para os homens ou mulheres de cabelo curto, é muito exposta. E quando passar o protetor solar, o paciente não deve esquecer de estender a aplicação do produto até a parte de trás da orelha”, destaca a dermatologista.
Leia a matéria completa no site Saúde de Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!